14 de abril de 2008

Arriiiiiiiba...

E que grande festa tivemos neste fim-de-semana, com as Promessas e Investiduras do Agrupamento 1100!

Durante a tarde de sábado a azáfama era enorme para ter tudo pronto para mais logo, com a celebração da Vigília das Promessas, ou como os mais velhos ainda chamam, a Velada d'Armas!
Tendo como tema de fundo o lema regional "Projecta as tuas pegadas no horizonte", os elementos mais velhos deram testemunho da sua própria caminhada junto dos aspirantes e noviços que se preparavam para uma nova etapa da sua vida de escuteiro.
Cada secção teve um momento de nostalgia com fotografias de actividades dos primeiros elementos, com testemunhos pessoais dados pelo Manuel Melo, pela Alcateia, pelo Rui Buzaco, em nome da Flotilha, pela Sílvia Correia, representando a Frota, e pelo Pedro Brito, como o mais antigo Dirigente do 1100. Depois foi a vez dos aspirantes e noviços fazerem a sua intervenção que culminou com a colocação das pegadas desde a entrada da igreja até ao altar, simbolizando o caminho para o compromisso do dia seguinte.
E porque este caminho não é o final mas antes o início de uma nova caminhada, essas mesmas pegadas serviram de mote para a passagem para o dia seguinte, o das Promessas e Investiduras...

"As tuas pegadas estão marcadas, olha para trás, mas não pares e vai em frente, porque há quem precise delas para te seguir."

As Promessas e Investiduras foram marcadas logo no início com a investidura do Pedro Joyce, o nosso querido 'Patron', o primeiro antigo Moço a ser investido Dirigente no 1100. Foram momentos de grande alegria e algumas lágrimas à mistura logo no começo.

Depois seguiram-se as Promessas dos nossos Lobitos, desta vez em grande número (17) que quase não cabiam frente ao altar! Todos alinhados e sempre a sorrir, prometeram cumprir a Lei da Selva sempre da melhor vontade!

Os Moços assumiram o compromisso de cumrpir a Lei do Escuta, realizando as suas actividades sempre com verdadeiro espírito escutista e em segurança. Ficamos a aguardar que no final deste ano escutista possamos festejas ainda as Promessas e Investiduras dos outros elementos da Flotilha!

A Frota também esteve de parabéns com novos Marinheiros cheios de vontade e alegria!

Depois de um almoço partilhado foi tempo de apresentar o que andava há muito a ser preparado por alguns 'patrons' e simpatizantes desta 'causa' - o Patron Joyce!

Com a projecção de fotografias onde já se via a tendência para o meio náutico e musical do Joyce, e testemunhos dos pais, antigos escuteiros e actuais companheiros do agrupamento, incluíndo o da 'fofinha', lá conseguimos por o Patron a chorar (juntamente com 50% do efectivo do Agrupamento), num momento de verdadeira amizade e companheirismo! E ainda dizem que um Patron não chora!
Parabéns a todos os elementos que fizeram a sua Promessa e Investidura e para todos os azuis do 1100 por este dia fantástico!

Pedro Brito

p.s. - É para mim um enorme orgulho e uma honra ser parte desta grande família que são os azuis do 1100. Continuem a caminhar, porque há quem precise das vossas pegadas para fazer caminho...

Sem comentários: