14 de abril de 2008

Então parece que sou o lobito mais antigo...

Era desta forma que o nosso Baleia (Manuel Melo) iniciava o seu testemunho na Vigília das Promessas! São estes 'pequenos tesouros' que faço questão de guardar como as 'minhas medalhas e condecorações' do CNE.
Tomei a liberdade de o reproduzir aqui...
Obrigado Baleia!

"Então parece que sou o lobito mais antigo em permanência no agrupamento 1100... Bom posso dizer-vos que é uma sensação fantástica e inexplicável. Confesso que não foi fácil iniciar o meu testemunho. Como tal fui escrevendo um pouco todas as noites e no final adaptei a um... diário.

Dia 7 de Abril, segunda-feira
Começo a meditar de que modo irei transmitir, na velada de armas, o meu testemunho aos lobitos e aos novos lobitos sem ser de forma enfadonha e chata. O que lhes direi? Que adorei o meu primeiro acampamento? Não, de forma alguma. Que estava ansioso por ter escuteiros todos os fins-de-semana? Nem por isso. De início não estava a ser entusiasmante para mim. As coisas ainda iriam piorar. Possivelmente o dia mais infeliz dos escuteiros foi o dia em que me rotulei de 'o baleia'. Hoje posso dizer que gosto muito da minha alcunha porque para qualquer acampamento que vá é só miúdas a meterem-se comigo. Isto não é para irem todos amanhã mudar o vosso totem para baleia, ok?

Dia 8, terça-feira
Ontem à noite recordei as actividades e acampamentos que fiz na I secção. Adormeci. Adormeci não porque me aborreci mas porque comecei a lembrar-me do meu primeiro acampamento. Foi em Peniche, durante um fim-de-semana. Recordo-me de chegar a noite e estarmos sentados em círculo a brincar quando discretamente comecei a chorar. Apenas a Renata se apercebeu. De imediato lhe disse que se tratava de uma comichão derivada de um problema de visão, a qual ela acreditou. Era mentira. Chorava com saudades da mãe, do pai, dos gatos, da minha cama, da minha playstation, da televisão, do computador, enfim, de tudo aquilo que rodeia um jovem de 9 anos. Qual é o lobito que sente ou já sentiu uma comichão derivada de um problema de visão? Quase todos!

Dia 11, sexta-feira
Quarta-feira acabei por não escrever porque tive nos escuteiros a preparar a velada de armas e as promessas. De início não é fácil. Saímos de casa, não sabemos para onde vamos, com quem vamos, o que nos espera ou o que lá vamos fazer. É na Alcateia que se estabelecem os primeiros contactos, as primeiras amizades. Estas amizades são muito importantes. Hoje mantenho um grande relacionamento com muitos que conheci não quando era lobito mas há alguns anos, como o Tiago, a Lena, o Manuel e a Rita.

Dia 12, sábado
Chegou finalmente sábado, a noite de velada de armas. Não poderia terminar o meu testemunho sem destacar os nossos amigos mais velhos... Refiro-me claro aos chefes. São os chefes que nos ajudam em momentos determinantes. Os chefes tornam-se também elementos cruciais. Os que acompanharam a minha caminhada foram: o Quimpé, Brito, Jorge, Baptista Não posso ainda incluir o Joyce porque só faz a promessa amanhã..."

Sem comentários: