19 de outubro de 2010

CQ, CQ, CQ Jamboree on the Air, CR5APN calling and standing by... Parte II

Texto de Pedro Brito :: Imagens de João Fonseca



Terminou mais um JOTA!
Desta vez o local da nossa estação era fantástico, com uma vista magnífica sobre o Tejo - na Marina do Parque das Nações.
As montagens foram feitas durante o final da tarde de sexta-feira, dia 15, tendo sido instaladas, inicialmente duas antenas, um dipolo para os 80/40 metros e uma vertical para 0s 80/40/20 metros. Posteriormente seriam instaladas ainda mais duas antenas verticais para o digital e para VHF/UHF.
Estivemos presentes na abertura do JOTA, que teve início às 23H30 de sexta-feira, onde tentámos responder à chamada da nossa estação pela estação CR6JAM. Infelizmente não conseguimos chegar até Sta. Comba Dão, onde estava instalada a estação nacional!
No sábado, dia 16, abrimos a estação às 10H00 embora tenhamos tido poucos visitantes! Para além do Chefe Fernando Lima e do Pedro Jorge, apenas um Marinheiro passou por lá, o Lampreia! E mostrou-se bastante interessado pelos rádios, tendo feito algumas perguntas técnicas!
Tivemos ainda a visita de duas Equipas de Pioneiros do Agrupamento dos Prazeres que estavam a realizar um jogo que os obrigava a visitarem outras estações e contactarem a sua estação através das visitadas! Aproveitaram ainda para jogar o JOGO DO TAGARELA, tendo recebido um Diploma de participação.



Durante a tarde tivemos a visita da Alcateia Sta. Maria do Mar (em peso) que participou entusiasticamente no jogo, tendo sido transmitidas por rádio as mensagens que cada Bando escreveu. Ainda tiveram a oportunidade de fazer um desenho para o cartão de QSL e simularem um contacto via rádio através de PMR's. No final cada Lobito recebeu uma insígnia e um Diploma de participação.





Já ao final da tarde tivemos a visita da Comunidade Pêro d'Alenquer que aproveitou também para fazer algumas perguntas sobre rádio-escutismo.
Fomos também visitados pelo Miguel Menezes do Notícias do Parque que fez a reportagem sobre o JOTA e a estação CR5APN.

JOTA from M on Vimeo.



Efectuaram-se cerca de 25 contactos nacionais e 3 internacionais, sendo um deles o da estação HB9S do Bureau Mundial em Geneva, na Suíça, contactado pelo segundo ano consecutivo!
Foi pena não termos tido a visita da Flotilha e de mais Marinheiros que teriam tido uma excelente oportunidade educativa à luz do novo Sistema de Progressão!



Um agradecimento ao Jaime Guilherme (CT1ECT), ao António Diniz (CT2IMM) e ao António Galvão (CT1CDU) que embarcaram connosco em mais esta aventura. A eles e à A.R.V.M. os nossos melhores 73!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Pedro,

Pela minha parte, estou e estarei, a pagar a oportunidade que outros me deram. de participar no Jota no distante ano de 1982... e daí descobrir este fascinante Mundo que é o Radioamadorismo!

73 de CT1ECT

Anónimo disse...

caro colega PEDRO comigo conta sempre não te eskeças ke os conctatos foram feitos com o meu radio e antena por isso falta o IVA uma FORTE canhota e um 73 ..o meu muito OBRIGADO por estar neste evento MUNDIAL
CT2 IMM TÓNI