29 de outubro de 2008

Projecto Rádio Azul


Depois de mais uma participação no JOTA (Jamboree-on-the-Air - Jamboree no Ar), e como já vem sendo hábito, o nosso rádio voltou para a caixa até ao próximo ano. E isto se para o ano houver estação CT7APN! É verdade, caso contrário nem daqui a um ano o rádio estará novamente a funcionar.
Por essa razão, e porque ainda acredito que o rádio-escutismo é uma excelente ferramenta pedagógica no Escutismo (incluindo a vertente marítima), desafiei o Jorge Costa e decidimos lançar o Projecto Rádio Azul.
Mas o que é o Projecto Rádio Azul?

Projecto Rádio Azul
O objectivo principal é o de proporcionar mais uma ferramenta pedagógica ao Agrupamento, através da modalidade de rádio-amadorismo. Como em qualquer projecto que pretendemos realizar há que definir objectivos, percursos e metas a alcançar.
Assim, o Projecto Rádio Azul terá os seguintes passos:

Aquisição de uma fonte de alimentação e de uma antena
Sem uma fonte que o alimente e uma antena que ajude a propagar/receber o sinal rádio não serve de nada ter um rádio. Muito menos se este estiver guardado numa caixa!
Vamos aproveitar os contactos que temos e os amigos que fomos fazendo ao longo destes anos de JOTA (Jaime Guilherme CT1ECT, o Cortêz CT1CSY, a ARVM, etc.) e a realização da XI Feira da Rádio da ARVM, para tentar obter o equipamento mínimo que falta.

Criação da sala do rádio
Para quem esteve neste último JOTA deve ter reparado que o espaço onde a estação CT7APN não tinha as condições necessárias para se comunicar (demasiado ruído, pouco acolhedor, etc.). Assim, pretende-se encontrar um espaço onde se possa ter a estação permanentemente montada, e que seja funcional (reservada, sem ruído) e acolhedora para quem estiver a operar.

Lançamento do Projecto Rádio Azul
Depois de termos as condições necessárias é tempo de apresentar o projecto aos azuis do 1100, caso contrário de nada serviria este trabalho todo! É aqui que se irá aplicar o rádio como ferramenta pedagógica. Mas como? Vamos todos começar a falar no rádio? Ficamos as tardes todas a escutar os outros que vão falando?
Isso e muito mais! O rádio pode ser usado em acções diversas e em todas as secções através do jogo... não é assim que fazemos escutismo?

Exemplos de acções que podemos realizar:
Acompanhamento das actividades das secções via rádio (estação móvel - estação Base);
Oficinas de construção de 'copofones' para comunicar entre dois elementos;
Comunicação com outros escuteiros;
Aprendizagem do Código Morse;
Oficina de construção de antenas artesanais;
Participação em exercícios da Protecção Civil em conjunto com a ARVM;
Formação de futuros rádio-amadores do Agrupamento 1100;
Convívio entre os elementos durante as 'noites da rádio';
E todas as outras acções que cada um de nós se lembre...

4 comentários:

Anónimo disse...

Mal posso esperar para ver este projecto em acção!

TrekMan disse...

E que tal umas ideias?

King Nothing disse...

iniciativa muito fixe. Assim que as formações para radio-amador se iniciarem serei dos primeiros a inscrever.
ideias... porque não usar a suposta sala de secretaria de agrupamento? alem de ser uma boa sala(facilmente tornado acolhedor e isento de ruído) era uma forma de dinamizar o espaço que é do agrupamento e nao tem tido mais nenhum uso senão como armazem de cartas, registos, etc. Isto não impediria que deixasse de ser secretaria pelo era bem capaz de resolver os dois assuntos.

TrekMan disse...

Ora aí está uma excelente ideia, juntando também a necessidade de um espaço para a outra Companha! E porque não?