20 de outubro de 2008

Charlie Tango Seven Alpha Papa November...

Foi com o novo indicativo CT7APN que o Agrupamento 1100 do Parque das Nações voltou a estar no ar depois de um curto período de ausência no JOTA (Jamboree-on-the-Air). Mais uma vez contámos com a colaboração de alguns amigos de longa data, nomeadamente do Jaime Guilherme e do Cortez que, juntamente com a ARVM (Associação de Radio-Amadores da Vila de Moscavide) e com o Chefe Quimpé, nos 'colocaram no ar' e em contacto com os nossos irmãos escuteiros. Estivemos igualmente em contacto via internet no JOTI, tendo o nosso Tartaruga (Rui Oliveira) sido o responsável pela instalação dos computadores e da rede!
Ficam algumas imagens da actividade (obrigado Cortez)...

O nosso amigo Jaime e o Chefe Quimpé no rádio.

O Orca a enviar uma mensagem para o outro lado...

Tivemos a visita dos irmãos escuteiros de Moscavide e da Portela!

O JOTA
Para mim, que guardo com especial carinho esta actividade como a principal responsável pela minha ida para os escuteiros (tinha na altura 13 anos e fiz dois JOTAs no Agrupamento do Lumiar como convidado), fica a sensação que alguma coisa não está a passar nesta mensagem!
Ainda me recordo das noites passadas no Seminário dos Olivais, desde sexta-feira à noite, para ouvir a abertura oficial, até domingo para o encerramento, a dormir no chão ou em cima de cadeiras de madeira alinhadas, apenas para escutar aquela frase "CQ... CQ... CQ JAMBOREE ON THE AIR!" e tentar descobrir pelo indicativo qual o país que tinhamos acabado de contactar! Lembro-me de 'fazermos' países longíquos às 3 da manhã e que excitados procurávamos no mapa-mundo afixado na parede! Eu sabia (e ainda sei) de cor o alfabeto fonético, ia para casa a repetir as frases dos operadores, chegava a casa a 'transpirar' rádio...
Talvez sejam os rádios que já não despertam nenhum tipo de curiosidade ou interesse nestas gerações de sms, mirc, messenger e afins! Hoje falamos com os nossos amigos todos os dias, a qualquer hora, e praticamente de qualquer lugar! Naquele tempo o JOTA era esperado com grande entusiasmo e excitação pois era uma das poucas formas de contactarmos com este ou aquele escuteiro que tinhamos conhecido num ACAREG ou no ACANAC!
Ou talvez sejamos nós Dirigentes que não descobrimos ainda como fazer reviver o rádio como ferramenta no Escutismo!
Por exemplo, será que temos a noção que o rádio é o único sistema de comunicação que facilmente funcionam numa situação de calamidade e por isso é considerado como uma ferramenta fundamental para a Protecção Civil? E que é pela rádio que se comunica para navios a longa distância?
Para quem não sabe, é uma das insígnias de competência e especialidade do sistema de progresso escutista!
Gostei de ouvir a proposta que pairava na Base durante o JOTA, uma estação na Ilha do Cavalo no próximo ano! Mas será que conseguimos 'levar os azuis para a Ilha do Cavalo' pelo rádio?
Há alguns anos 'apostámos' na compra de um rádio que tem estado guardado num caixa e que apenas funciona quando activamos a nossa estação no JOTA, mas continua sem antena e sem fonte de alimentação própria! Mas os rádios não funcionam sem operadores... talvez falte mesmo algo nesta mensagem!
Fica o desafio...
Charlie Tango Seven Alpha Papa November... over and out!
73

Sem comentários: