17 de outubro de 2007

Um Mundo, uma Promessa

Foi com este tema que cerca de 40 mil escuteiros dos 158 países representados no 21º Jamboree Mundial celebraram o centenário do Escutismo. Os nossos azuis rumaram no dia 27 de Julho para Hylands Park, Chelmsford, em Inglaterra, para participar naquela que foi a maior festa escutista de todos os tempos.

Durante onze dias de actividades as palavras mais repetidas quando os escuteiros se saudavam eram Jambo e Hello, derivadas do hino do Jamboree. É impossível descrever o sentimento de quem passou pela experiência de viver numa cidade internacional construída com tendas, cheia de alegria e muita energia! Apenas se pode tentar contar um pequeno relato que fica sempre a dever (e muito) ao verdadeiro espírito Jambo!

Tudo teve início um ano antes com o desafio lançado aos jovens escuteiros do Agrupamento 1100 do Parque das Nações que teriam entre 14 e 17 anos à data do Jamboree. Desde esse dia até ao momento da partida para Inglaterra a expectativa foi sempre crescendo e só terminou com o regresso a casa, carregando uma mochila repleta de histórias, de recordações e novos amigos de outros países.

O nosso Contingente de Agrupamento viajou separado por questões de logística da organização nacional. E logo nesse dia houve experiências diferentes! Enquanto uma equipa teve uma viagem calma e sem percalços, a outra equipa acabou por chegar a campo já a noite ia avançada. Mas o espírito estava bem alto e nem a fome nem o sono dos nossos azuis os fez recuar! O primeiro dia era o da chegada, da montagem de campo e dos primeiros contactos com aquela cidade de pano. Para os tardios o sono chegou rápido e a noite pareceu demasiado curta.

O segundo dia amanheceu cinzento e prometia chuva. Mas nada iria reduzir a grandiosidade da festa que se preparava para a Abertura Oficial do 21º Jamboree Mundial, que contou com a presença do jovem Príncipe William, o qual passou algum tempo com os participantes. Depois da apresentação dos países que constituem o Reino Unido e que acolhiam o evento, foi tempo da entrada da bandeira da organização Mundial de Escutismo e das bandeiras dos 158 países presentes, ou seja, a totalidade dos países que estão reconhecidos pelo Movimento Mundial do Escutismo!

E porque o dia foi de grande festa, à noite houve um concerto de música para todos os participantes e nem a chuva intensa que se fez sentir praticamente durante todo o tempo foi capaz de os fazer desistir!

A partir do terceiro dia começavam as actividades, quer no campo quer fora deste! Desde a descoberta dos quatro elementos da Terra e como utilizar estes recursos numa perspectiva ambiental e responsável, até à simples construção de uma anilha para o lenço, passando por acções de serviço comunitário ou experimentando a pura adrenalina na escalada ou na espeleologia, todos tiveram oportunidade de participar e escolher o que mais os cativava. Houve também tempo para descobrir outros povos, outras religiões, aprender a escrever o nome em hebraico ou em árabe, saborear receitas dos mais longínquos cantos do mundo, e fazer amigos… muitos amigos!

O momento mais esperado por todos era o dia 1 de Agosto, o Sunrise Day ou Nascer do Sol, onde todos os escuteiros dos Mundo foram convidados a renovar a sua Promessa de Escuteiro. E quando me refiro a todos não falo apenas dos 40 mil presentes em campo, mas todos, em todo o Mundo, em simultâneo! Não se consegue descrever o momento, apenas se vive cada segundo com se fosse o último! Repete-se cada palavra da fórmula da Promessa, com o coração aos saltos, como se da primeira vez se tratasse, e ao olharmos à nossa volta apenas vemos uma imensidão de irmãos que partilham do mesmo sentimento!

Segui-se uma celebração eucarística em inglês, com a presença do Bispo católico de Westminster. A festa continuou pelos sub-campos ao longo do dia, onde cada tropa podia apresentar o seu país, a sua gastronomia, a sua cultura, e terminou, novamente, em jeito de concerto de rock, com muita luz, som e animação.O dia 2 de Agosto foi dedicado à comunidade lusófona, o Dia da Lusofonia, um momento que surgiu em 1995 no Jamboree da Holanda, e que se tem repetido desde então. Tivemos uma celebração eucarística em português para toda a comunidade lusófona presente no Jamboree. Seguiu-se um momento onde cada nação lusófona apresentou um número tradicional, o que proporcionou o intercâmbio de culturas e muita diversão.

Durante o decorrer do Jamboree tivemos três actividades exteriores, o Splash, o Starburst e o Gilwell Adventure Park. No Splash, uma actividade essencialmente aquática estivemos em ‘casa’. Desde a prática de canoagem, à vela ou à construção de jangadas, foi tempo de mostrar quem sabe estar na água!

Em Gilwell Park tivemos oportunidade de conhecer o mais famoso (e que todo o Escuteiro deve conhecer) parque escutista do Mundo! Era o local de sonho para qualquer Escuteiro... cheio de técnicas escutistas, imensas ideias para novas actividades e jogos, desafios à altura e em altura! Desde o famoso pão de rosca, enrolado num pau e cozinhado à fogueira, à pista de obstáculos, no final do dia o corpo já pedia descanso e o regresso em autocarro foi aproveitado a dormir!

E porque todos somos chamados a servir, tivemos a nossa oportunidade de fazer uma Boa Acção para a comunidade local, com a limpeza de mato e corte de árvores num parque público perto da cidade de Cambridge.

O final do Jamboree ficou marcado com a entrega da bandeira da Organização Mundial de Escutismo ao país que irá organizar o próximo Jamboree Mundial em 2011, a Suécia! O encerramento terminou com um espectáculo de fogo de artifício e um concerto de música.

Restava agora desmontar tudo, arrumar a mochila e regressar a casa. Para trás ficou uma experiência inesquecível que nunca mais se repetirá. Ficaram amizades com escuteiros de outros países, trocas de e-mails e promessas de um dia visitar este ou aquele país e o convite de virem a Portugal. Mas ficou sem dúvida a certeza de que existe apenas um Mundo e uma Promessa!

Sem comentários: