17 de outubro de 2007

100 assinaturas...

Cada participante recebeu no início do dia 1 de Agosto de 2007 um lenço para usar durante a cerimónia do Sunrise Day. Nessa altura ainda não sabiamos o que nos esperava!

O momento ficará gravado na memória de cada um de nós e nos lenços cheios de assinaturas de escuteiros que não conhecemos e provavelmente não voltaremos a encontrar. Mas nem a barreira da língua nos impediu de recolher 100 assinaturas, mas possivelmente muitas mais (acabei por perder a conta), bastava para tal estender o lenço ao que estava mais próximo. O gesto repetiu-se vezes sem conta… ingleses, brasileiros, chineses, indianos, peruanos, angolanos, japoneses, espanhóis, belgas, libaneses, e claro, portugueses!

Foi um dia memorável, com representações do primeiro acampamento na ilha de Brownsea, onde Baden-Powell lançou a semente do Escutismo, com a ligação em directo à ilha para a renovação da Promessa de Escuteiro em simultâneo com o resto do Mundo, com a presença do neto do fundador, o actual Lord Baden-Powell, que se dirigiu a todos os participantes agradecendo em nome do seu avô pelo crescimento deste movimento. Nunca a expressão “sentido de corpo” teve tanto significado como naquele dia em que se viveu verdadeiramente a fraternidade mundial do Escutismo tão sonhada por Baden-Powell.

Sem comentários: