26 de janeiro de 2011

Como reparar um rasgão ou a perda de uma ilhós?

As ilhoses aparecem em muitas peças e equipamentos de campo, desde toldos a tendas e até nas velas de embarcações.
São excelentes quando funcionam, mas muitas vezes acabam por se soltar do tecido. A maior parte das pessoas acaba por substituir o item na totalidade ou espera que este resista por mais uma actividade. Mas se detectarmos este problema mais cedo é possível reparar e deixar praticamente como novo. Na realidade, melhor do que novo!



O truque é 'apanhar' o rasgão mais cedo, antes que a ilhós tenha saltado ou rasgado o tecido até à borda. Assim, a primeira sugestão é verificarmos sempre as ilhoses quando preparamos o material de campo. Devemos verificar se existem sinais de desgaste ou pequenos rasgões no tecido junto às ilhoses e se estas estão bem fixas.

Então o que fazer?
Estas técnicas podem ser aplicadas a qualquer tipo de tecido, desde sintéticos a naturais.

Passo 1: remover a ilhós antiga. Aqui pode surgir alguma dificuldade, mas com um alicate ou uma tesoura para cortar latão consegue-se retirar a ilhós. Apenas devemos ter cuidado para não rasgar ainda mais o tecido.

Passo 2: Avaliar o estrago e reparar. Se o orifício está ainda intacto e não se rasgou completamente até à borda do tecido, podemos simplesmente substituir a ilhós antiga por uma nova. Em campo, no entanto, poderemos não ter acesso ao material necessário. Nesse caso teremos que improvisar!



Podemos usar dois pedaço de pele (cabedal) como substituto da ilhós. Colocamos um pedaço de cada lado, fazendo uma 'sandes' com o tecido no meio. Cosemos o conjunto e fazemos um orifício no lugar da ilhós. Neste caso poderá ser necessário usar uma agulha para cabedal e linha própria, se este for muito grosso.

Outra alternativa é colocar uma anilha de metal de cada lado e coser à mão à volta das anilhas, usando uma linha de coser pele ou fio de kevlar. ATENÇÃO - devemos usar anilhas que não enferrugem pois a ferrugem irá, com o tempo, apodrecer o tecido (principalmente se for de fibras naturais).

Finalmente, podemos simplesmente coser à volta do orifício, fazendo uma 'casa de botão', como nas camisas e casacos. Este tipo de costura é bastante forte e tem sido utilizado há séculos, por exemplo, nas velas dos navios!



Portanto, o que fazer quando uma velha ilhós rasga até à borda do tecido e deixámos de ter um orifício intacto? A melhor solução é fazer um remendo suficientemente largo, de preferência do mesmo material, e cosê-lo por cima do antigo orifício. A costura deve ser forte, e podemos coser passando várias vezes para reforçar. Depois basta furar no lugar do orifício, colocar uma nova ilhós ou usar uma das técnicas anteriores.

Portanto, não deixes que uma ilhós te estrague o teu próximo acampamento ou saída à vela. É uma reparação bastante fácil e que na maior parte dos casos podemos reparar e tornar ainda mais resistente.



Devemos adquirir o hábito de ter sempre connosco um kit de costura para este tipo de emergências. É muito fácil, basta ter duas ou três agulhas mais fortes (por exemplo para coser pele) e dois ou três tipos de linha, sendo uma delas encerada e resistente. Se guardares tudo num pequeno tubo hermético, tens um kit de costura sempre pronto!

Sem comentários: