13 de maio de 2008

A Expedição Nimrod (1907-1909)

Em 1907 Ernest Shackleton (1874-1922) navegou para a Antártica a bordo do Nimrod. Chegaram à Baia de McMurdo no início de 1908. Durante um ano a tripulação realizou grandes descobertas. Foram os primeiros a escalar o Erebus, com cerca de 4070 metros, e foram os primeiros a alcançar o Pólo Sul magnético.
A tripulação esteve várias vezes em risco de vida. Vários homens cairam entre os blocos de gelo, quase se afogando! Um trenó desapareceu por uma crevasse, quase arrastando três homens para o abismo! Mas apesar de algumas queimaduras com o gelo e pequenos acidentes todos estavam saudáveis.

No dia 29 de Outubro de 1908, Shackleton e três homens tentaram ser os primeiros a alcançar o Pólo Sul. Chegaram a cerca de 97 milhas do pólo, mas depararam-se com grandes tempestades e falta de mantimentos, e foram forçados a regressar ao acampamento.
Embora estivessem amargamente desapontados, chegaram mais perto do Pólo Sul do que qualquer outro homem. Regressaram a Inglaterra em 1909, com Shackleton ainda mais determinado a conquistar o Pólo Sul para a Inglaterra!

Ora aqui está uma excelente ideia para um imaginário de Expedição ou Cruzeiro! Em Outubro estamos a comemorar o centenário da chegada de Shackleton e da sua tripulação, a bordo do Nimrod, ao Ártico! Vale a pena procurar um pouco mais sobre a história desta expedição e de um dos mais importantes aventureiros e descobridores do século XX.

Scout 13

Por vezes há determinadas situações que nos fazem sentir (e relembrar) o que é isto de 'fraternidade escutista'. O episódio que se passou com a nossa embarcação Scout 13 é prova disso.
Depois de um 'viranço' que culminou na perda do casco da embarcação durante uma actividade náutica da Flotilha D. Carlos I, no passado dia 10 de Maio, a mesma viria a ser resgatada pelo Sr. Adelino Ramusga, pescador de Alhandra, que logo se deslocou à Capitania de Vila Franca de Xira para participar a ocorrência.

Mas esta breve descrição do que aconteceu nesse dia não é relato honesto e completo do esforço, dedicação, carinho e amizade, que a todos nos une na tal fraternidade escutista que vivemos todos os dias. Por isso aqui fica o testemunho de alguém que viu o nosso 'Chumbinho' ir ao fundo e ter que o deixar partir quando o importante era salvaguardar os elementos.
Obrigado Margarida.

No passado dia 10 de Maio a Flotilha D. Carlos I foi fazer a sua actividade náutica para o Rio Tejo. Depois de remarmos um bocado, porque a maré estava vazia e foi complicado entrar no rio, almoçámos e finalmente içámos as velas para começar a velejar. Mas o vento começou a ameaçar e ficou cada vez mais forte, as ondas cresceram e os moços assustaram-se... O chumbinho virou... Depois de todos os moços a salvo no bote, começou a luta que parecia não ter fim para tentar salvar o nosso scout... Quanto mais água saía, mais água entrava de novo... A água entrou para os flutuadores, e o chumbinho estava cada vez mais pesado... Virou vezes sem fim, já não conseguia flutuar. Conseguimos desaparelhará-lo dentro de água, tentámos rebocá-lo, tentámos pô-lo em cima do bote... tudo em vão... o cansaço era cada vez maior... tinhamos de o deixar... O mais importante era chegarmos a terra sãos e salvos... Mas era tão difícil deixar para trás aquele que foi o primeiro scout do agrupamento... Nada a fazer... amarrámo-lo a uma bóia de salvação e fomos para terra. À chegada vimos os nossos irmãos escutas à nossa espera para nos ajudarem e tentarem ir buscar o scout. Que reconfortante foi ver que estávamos todos juntos! Estávamos todos bem, mas não encontrámos o chumbinho. Voltámos para a base, tinhamos leite com chocolate quente à nossa espera... Mais uma vez, o conforto de sentir que acima de tudo está esta grande amizade que nos une. Dois dias depois, no dia 12 de Maio, o Brito recebeu um telefonema... Era da capitania do porto de Lisboa. O chumbinho tinha sido encontrado e resgatado por um pescador em Alhandra! Esta história narra a aventura, o susto, a coragem, a tristeza, a amizade, a esperança e a fé! Sabemos que unidos somos mais fortes, e apoiamo-nos uns aos outros! E como recompensa recebemos o chumbinho de volta... obrigada...

Golfinho Sorridente (Margarida Gil)


E foi assim que o encontrámos (o Joyce e o Fernando Lima), na margem da praia do Bairro dos Pescadores de Alhandra, depois de resgatado pelo Sr. Adelino. Um grande Bravo para o Sr. Adelino.

2 de maio de 2008

Novas datas para o S. Jorge

A actividade regional do S. Jorge já tem novas datas marcadas e confirmadas. Assim, e segundo informações da Junta Regional, a actividade realizar-se-á nos dias 5 e 6 de Julho.

Como sabemos que alguns de vós tinham já as férias de verão marcadas para este mês, é importante que confirmem junto das vossas equipas de animação quem poderá estar presente para podermos acertar com a Junta de Núcleo o número de participantes que estará presente.