
Depois de mais uma participação no JOTA (Jamboree-on-the-Air - Jamboree no Ar), e como já vem sendo hábito, o nosso rádio voltou para a caixa até ao próximo ano. E isto se para o ano houver estação CT7APN! É verdade, caso contrário nem daqui a um ano o rádio estará novamente a funcionar.
Por essa razão, e porque ainda acredito que o rádio-escutismo é uma excelente ferramenta pedagógica no Escutismo (incluindo a vertente marítima), desafiei o Jorge Costa e decidimos lançar o Projecto Rádio Azul.
Mas o que é o Projecto Rádio Azul?
Projecto Rádio Azul
O objectivo principal é o de proporcionar mais uma ferramenta pedagógica ao Agrupamento, através da modalidade de rádio-amadorismo. Como em qualquer projecto que pretendemos realizar há que definir objectivos, percursos e metas a alcançar.
Assim, o Projecto Rádio Azul terá os seguintes passos:
Aquisição de uma fonte de alimentação e de uma antena
Sem uma fonte que o alimente e uma antena que ajude a propagar/receber o sinal rádio não serve de nada ter um rádio. Muito menos se este estiver guardado numa caixa!
Vamos aproveitar os contactos que temos e os amigos que fomos fazendo ao longo destes anos de JOTA (Jaime Guilherme CT1ECT, o Cortêz CT1CSY, a ARVM, etc.) e a realização da XI Feira da Rádio da ARVM, para tentar obter o equipamento mínimo que falta.
Criação da sala do rádio
Para quem esteve neste último JOTA deve ter reparado que o espaço onde a estação CT7APN não tinha as condições necessárias para se comunicar (demasiado ruído, pouco acolhedor, etc.). Assim, pretende-se encontrar um espaço onde se possa ter a estação permanentemente montada, e que seja funcional (reservada, sem ruído) e acolhedora para quem estiver a operar.
Lançamento do Projecto Rádio Azul
Depois de termos as condições necessárias é tempo de apresentar o projecto aos azuis do 1100, caso contrário de nada serviria este trabalho todo! É aqui que se irá aplicar o rádio como ferramenta pedagógica. Mas como? Vamos todos começar a falar no rádio? Ficamos as tardes todas a escutar os outros que vão falando?
Isso e muito mais! O rádio pode ser usado em acções diversas e em todas as secções através do jogo... não é assim que fazemos escutismo?
Exemplos de acções que podemos realizar:
Acompanhamento das actividades das secções via rádio (estação móvel - estação Base);
Oficinas de construção de 'copofones' para comunicar entre dois elementos;
Comunicação com outros escuteiros;
Aprendizagem do Código Morse;
Oficina de construção de antenas artesanais;
Participação em exercícios da Protecção Civil em conjunto com a ARVM;
Formação de futuros rádio-amadores do Agrupamento 1100;
Convívio entre os elementos durante as 'noites da rádio';
E todas as outras acções que cada um de nós se lembre...