11 de dezembro de 2006
Secções preparam-se para a actividade de Natal
A Alcateia vai passar o fim-de-semana (16 e 17 de Dezembro) perto do Cabo Carvoeiro, e irá ficar instalada na Casa dos Rotários de Peniche. O tema principal será, como não podia deixar de ser, o Natal e o Semear (amizades, gosto pelo ar livre, etc)! Cada Bando terá que construir um presépio com diferentes tipos de material... e já começaram a fazer os 'espigueiros' para colocar nos presépios!
A Flotilha vai viver a aventura de "O Tesouro de Rackham, o Terrível", uma história de Herge, com o personagem de Tintin e a sua fiel cadela Milú (o quê, não me digam que pensavam que era um cão?). Os Moços irão navegar até à outra margem e ficarão acampados no Campo de Actividades Escotistas da AEP de 16 a 18 de Dezembro.
Os Marinheiros (aventureiros, são sempre os primeiros...) vão até Montargil para umas navegações à vela. O alojamento será no Parque de Campismo de Montargil... sim, porque um duche de água quente no final do dia sabe sempre bem! Que o diga quem já teve a experiência de um dia inteiro de vela, ao frio e à chuva e depois ter que se banhar nas águas geladas! A partida está prevista para sexta à noite, dia 15 de Dezembro e regresso na segunda depois de almoço.
A nossa Comunidade vai também velejar em Montargil, mas apenas irá estar em campo de sábado a segunda.
Espero que todas as secções tenham uma excelente actividade, e que seja um momento de fraternidade e de comemoração do Centenário e dos 10 anos do 1100! Ficamos à espera de histórias e fotografias para o Soltar Rumos!
Boa Pesca!
4 de dezembro de 2006
Nos socalcos sobranceiros ao Tejo...
Ficam aqui algumas imagens do local...

Vista do passadiço que corre ao longo do rio...
... e os socalcos cobertos de vegetação, com vista para o rio!
E do outro lado Belver com o seu castelo altaneiro...
Mas estejam atentos que muito em breve irão surgir mais novidades e informações sobre a actividade. E já agora, já descobriram que era o Kimball O'Hara? E o Mahbub?
26 de novembro de 2006
Vamos ajudar a alimentar esta ideia!

Se ainda não experimentaram, não fiquem tristes, pois para o ano há mais oportunidades para ajudarem a alimentar esta ideia!
20 de novembro de 2006
1100 na Holanda!
Eu (Brito) e o Baptista estivemos integrados no Grupo Odysseus, um grupo de trabalho europeu, sobre escutismo marítimo. Este grupo tem como principal missão o desenvolvimento e a promoção do escutismo marítimo na Europa. Grande parte do trabalho desenvolvido durante este fim-de-semana foi referente aos objectivos e tarefas que o Grupo Odysseus se propõe realizar até 2010, ano em que se prevê comemorar os 100 anos do Escutismo Marítimo. Também foi feito o ponto da situação em relação à Armada 2007, que pretende juntar diversas embarcações de escuteiros marítimos e navegar juntos até Inglaterra. Portugal irá participar neste evento com o contingente dos nosso marítimos que irão navegar a bordo do Creoula até ao Jamboree Mundial.
A Sílvia esteve também presente, mas na área do Programa Educativo, e tinha como tarefa escrever um documento sobre o Escutismo Marítimo e o seu papel no Movimento Escutista.

16 de novembro de 2006
E tudo começou assim...
No editorial, e em jeito de explicação do nome escolhido para o boletim tinha escrito o seguinte:
"Soltar Rumos” é um termo náutico, que significa traçar na carta uma rota e ler qual o rumo que é necessário prosseguir para ir a algum lado. E é também o nome de um projecto e um desafio que lanço desde já a todos os escuteiros marítimos do 1100. Da definição anterior gostava de sublinhar duas ideias importantes, “traçar na carta uma rota” e “o rumo que é necessário prosseguir para ir a algum lado”.
Traçar uma rota não é mais do que escolher um caminho, tomar um rumo na nossa vida. A mística escutista é bastante rica em simbologias que ilustram essa acção, a vara bifurcada nos caminheiros, ou o leme nos companheiros, representam a escolha pessoal, a elaboração do Projecto Pessoal de Vida dos elementos da IV secção. Todos nós somos chamados, mais tarde ou mais cedo, a escolher um rumo, um caminho, quer seja na nossa vida escutista, nos estudos ou no trabalho. É com este espírito que convido todos os escuteiros, pais e familiares deste agrupamento a embarcar nesta aventura e a partilhar de novas experiências e aventuras.
15 de novembro de 2006
3º ACAGRUP
Embora ainda seja necessário fazer uma visita ao local para reconhecimento e 'acertar' pormenores, a sugestão do Chefe Baptista foi acolhida com grande entusiasmo ontem na reunião extraordinária da Direcção do 1100, que elaborou já a programação para o Acampamento de Agrupamento a realizar de 17 a 20 de Fevereiro de 2007.
O local proposto fica situado perto da Quinta do Alamal, no Centro Integrado de Lazer do Alamal, no Concelho do Gavião (http://www.inatel.pt/Turismo/alamal.htm), onde os 'azuis do 1100' já estiveram acampados!
O espaço encontra-se junto às margens do rio Tejo, e tem um conjunto de infra-estruturas montadas (instalações sanitárias, água, etc.) numa área de praia fluvial que recebeu já a Bandeira Azul (http://www.ccdr-a.gov.pt/default.asp?action=news&idnews=75).
Integrado nas comemorações dos 10 Anos do Agrupamento 1100 e do Centenário do Escutismo, o 3º ACAGRUP terá como mística a história de Kim, de Rudyard Kipling (o autor do Livro da Selva, entre outros). Esta personagem, que BP tantas vezes utilizou como referência do 'rapaz batedor', será o mote para as aventuras que serão propostas aos nossos jovens durante quatro dias.
Fica desde já o desafio de descobrirem quem foi Kimball O'Hara...
Boa Pesca!
10 anos de 1100 em 100 anos de Escutismo!
Esta frase não é da minha autoria, mas sim do nosso noviço a Companheiro Raul Lopes (a César o que é de César!), que em poucas palavras soube resumir o objectivo primeiro deste novo ano escutista que teve início no passado dia 14 de Outubro de 2006.
O dia de abertura oficial das actividades do Agrupamento 1100 do Parque das Nações foi um dia cheio de acção e de festa para todos os elementos do Agrupamento, bem como para a nossa paróquia. Tudo começou com o tradicional hastear das bandeiras nacional e de agrupamento, com todo o efectivo em sentido e a entoar o Hino Nacional. Depois seguiram-se algumas palavras do Chefe de Agrupamento que deu as boas vindas a todos para um novo ano cheio de projectos e aventuras.
A parte da tarde foi iniciada com a apresentação das novas equipas de animação e serviu de mote para realizar as passagens de secção e as novas admissões do agrupamento. Já em secção, fizeram-se as devidas apresentações e integraram-se os novos elementos através de jogos e muita diversão. O dia terminou com a celebração eucarística animada pelos jovens do nosso agrupamento.
Boa Pesca
Soltámos novamente os rumos...
O objectivo deste espaço continua a ser o mesmo, dar a conhecer o que os 'azuis' do 1100 vão fazendo ao longo das suas actividades.
Fica aqui, desde já o desafio lançado a todos para 'chegármos a bom porto'...
Boa Pesca!