6 de dezembro de 2011

Como nos podemos tornar mais Eficientes Energeticamente?


Olá a todos!
Como um dia um grande Senhor disse que deveríamos deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos, aqui vai uma pequena ajuda para o fazermos no dia-a-dia.
Com certeza já todos ouvimos falar em eficiência energética, em poupar água, em reduzir consumos e emissões entre tantas outras medidas. Mas como poderemos aplicar isto no nosso quotidiano? É uma pergunta às vezes complicada de responder quando ainda não temos carro e andamos a pé ou de bicicleta, quando não sabemos o que se consome em casa de água ou luz, ou quando vamos para o acampamento e não sabemos quanto vamos gastar de combustíveis, de água, de electricidade, de gás ou outro qualquer consumível.
Vamos assim partir do mais simples para o mais complicado e começar por saber o que consumimos em casa e o que podemos poupar no nosso dia-a-dia. Para isto podemos ler as dicas que se encontram no site da “Ecocasa” em http://www.ecocasa.pt/. Lá, encontrarás informação acerca dos diferentes consumos que fazes em casa e conselhos de como melhorar a tua prestação.

Se quiseres faz a experiencia:

1.Pergunta aos teus pais quanto é que gastam em casa de electricidade ou de água num mês normal. Regista este valor no teu diário de bordo. (Podes também registar no inicio e final do mês as leituras dos contadores da água luz e gás, para teres mais precisão na experiencia. Pede ajuda aos pais)

2.No mês seguinte começa a seguir algumas dicas do “Ecocasa”, como por exemplo desligar as luzes das divisões da casa em que não está ninguém, colocar uma extensão com corte de energia e desligar os aparelhos da ficha ou da extensão quando não estão em uso (em vez de desligar no comando), reduzir o tempo do banho (é fácil se usares um cronómetro;)), entre outras coisas. No final deste segundo mês volta a registar no teu diário de bordo.

3.Faz as contas para ver o que poupaste em Euros e o que poupaste em água e electricidade.

4.No terceiro mês tenta fazer melhor que no segundo e por aí fora. Vai registando sempre no teu diário de bordo para não te esqueceres.

Podes incentivar todos lá em casa a fazer o mesmo para ver quanto conseguem reduzir. Podes também incentivar os outros escuteiros do agrupamento e fazer o mesmo e depois comparar os resultados de todos, criando-se um “TOP de Escuteiro Eficiente”.

Aqui fica esta primeira sugestão para nos tornarmos mais Eficientes Energeticamente no dia-a-dia. Proximamente tentaremos transpor esta preocupação para campo.

Uma Canhota Energética,

Lontra-Tranquila

Sabias que há uma Competência que podes trabalhar começando com estas medidas?!

É a Competência de Jovem URE (o que utiliza racionalmente a energia). Há também uma Especialidade para os Companheiros que é a de Energia – Ambiente.


Link para as competências: http://www.cne-escutismo.pt/ExploradoresMo%C3%A7os/Base/Progresso/InsigniasdeCompet%C3%AAncia/tabid/1507/Default.aspx

Link para as Especialidades: http://www.cne-escutismo.pt/ExploradoresMo%C3%A7os/Base/Progresso/InsigniasdeCompet%C3%AAncia/tabid/1507/Default.aspx

Link do Departamento Nacional de Ambiente: http://ambiente.cne-escutismo.pt/