20 de outubro de 2010

Já tens a tua pederneira?



As primeiras actividades em campo aproximam-se e com elas o prazer de cozinhar em campo ou o convívio ao redor da fogueira e uma chávena de chá na mão!
Mas nesta altura do ano a chuva faz-se presente e por vezes, quando queremos fazer uma fogueira, reparamos que os fósforos estão encharcados porque caíram na água ao desembarcar ou, simplesmente alguém os deixou à chuva!
A solução está na pederneira que mesmo depois de ter ficado debaixo de água continua a produzir excelentes faíscas para atear uma boa acendalha!
Aproveita e compra já a tua pederneira antes que esgotem!
Podes encomendar por aqui.
Agora mais barato... por apenas €6 e basta encomendar pelo agrupamento.

19 de outubro de 2010

CQ, CQ, CQ Jamboree on the Air, CR5APN calling and standing by... Parte II

Texto de Pedro Brito :: Imagens de João Fonseca



Terminou mais um JOTA!
Desta vez o local da nossa estação era fantástico, com uma vista magnífica sobre o Tejo - na Marina do Parque das Nações.
As montagens foram feitas durante o final da tarde de sexta-feira, dia 15, tendo sido instaladas, inicialmente duas antenas, um dipolo para os 80/40 metros e uma vertical para 0s 80/40/20 metros. Posteriormente seriam instaladas ainda mais duas antenas verticais para o digital e para VHF/UHF.
Estivemos presentes na abertura do JOTA, que teve início às 23H30 de sexta-feira, onde tentámos responder à chamada da nossa estação pela estação CR6JAM. Infelizmente não conseguimos chegar até Sta. Comba Dão, onde estava instalada a estação nacional!
No sábado, dia 16, abrimos a estação às 10H00 embora tenhamos tido poucos visitantes! Para além do Chefe Fernando Lima e do Pedro Jorge, apenas um Marinheiro passou por lá, o Lampreia! E mostrou-se bastante interessado pelos rádios, tendo feito algumas perguntas técnicas!
Tivemos ainda a visita de duas Equipas de Pioneiros do Agrupamento dos Prazeres que estavam a realizar um jogo que os obrigava a visitarem outras estações e contactarem a sua estação através das visitadas! Aproveitaram ainda para jogar o JOGO DO TAGARELA, tendo recebido um Diploma de participação.



Durante a tarde tivemos a visita da Alcateia Sta. Maria do Mar (em peso) que participou entusiasticamente no jogo, tendo sido transmitidas por rádio as mensagens que cada Bando escreveu. Ainda tiveram a oportunidade de fazer um desenho para o cartão de QSL e simularem um contacto via rádio através de PMR's. No final cada Lobito recebeu uma insígnia e um Diploma de participação.





Já ao final da tarde tivemos a visita da Comunidade Pêro d'Alenquer que aproveitou também para fazer algumas perguntas sobre rádio-escutismo.
Fomos também visitados pelo Miguel Menezes do Notícias do Parque que fez a reportagem sobre o JOTA e a estação CR5APN.

JOTA from M on Vimeo.



Efectuaram-se cerca de 25 contactos nacionais e 3 internacionais, sendo um deles o da estação HB9S do Bureau Mundial em Geneva, na Suíça, contactado pelo segundo ano consecutivo!
Foi pena não termos tido a visita da Flotilha e de mais Marinheiros que teriam tido uma excelente oportunidade educativa à luz do novo Sistema de Progressão!



Um agradecimento ao Jaime Guilherme (CT1ECT), ao António Diniz (CT2IMM) e ao António Galvão (CT1CDU) que embarcaram connosco em mais esta aventura. A eles e à A.R.V.M. os nossos melhores 73!

15 de outubro de 2010

Onde nos leva a Palavra...

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota"
Madre Teresa de Calcutá

Os Azuis do 1100 começaram já a juntar gotas neste vasto oceano que é a pobreza mundial. E porque mais do que uma palavra devemos fazer acções, através do Programa KIVA, um programa mundial que funciona através de pequenos empréstimos individuais, começámos por ajudar Artur Daniel Zucule, de Moçambique. Uma pequena quantia, 25 dólares, mas que somados a tantas outras pequenas contribuições, irão ajudar este pai de 3 filhos.



Artur Daniel Zucule nasceu na Província de Inhambane, sul de Moçambique é casado pai de 3 filhos de 3, 14 e 19anos todos vão a Escola. Fez a 10ª classe não continuou devido a falta de condições financeiras, vive na casa própria com sua família e sustenta 2 irmãos que vão a escola ajudando em material didático.

Saiu de Inhambane para o Distrito de Namaacha a procura de melhores condições de vida. Trabalha como assistente Administrativo dos registo civil e notariado, onde aufere um valor mensal de 2.600.00mt por mês que aplica nas despesas de casa e com ajuda da esposa que faz refeições no Mercado Informal consegue poupar algum valor e já iniciou a construção de uma residência mais condigna para a sua família.

Já teve empréstimo no Milenium BIM e pagou com muito sucesso. Conheceu a Hluvuku através de colegas, este é o seu quarto empréstimo no valor de 12.000.00mt com o qual pretende comprar material de construção (cimento, areia, pedra e outros) para dar continuidade com a construção da sua casa. Os anteriores empréstimos foram de 7.500.00, 8.500.00 e 10.000.00mt foram usados para a mesma finalidade.

Esta confiante que vai pagar sem nenhum problema e pedir um novo empréstimo para ajudar a sua mulher a melhorar os seus negócios.

Se quiseres saber mais sobre ele basta ires aqui.