30 de setembro de 2009

Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado a Mãe de Jesus, Maria.
A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes, tem início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.
Nossa Senhora dos Navegantes é, também em Portugal, associada ao mar e à proteção dos marinheiros pela Santa Mãe de Deus. Mas a diferença é que os portugueses associam-na, principalmente, às comunidades piscatórias. A sua festa realiza-se a 15 de Agosto com procissões em várias comunidades de pescadores por todo o país. Uma das grandes festas a Nossa Senhora dos Navegantes realiza-se em Cascais entre os dias 3 e 15 de Agosto. Durante esta semana, a população reúne-se na Baía de Cascais para uma grande mostra gastronómica e artesanal e ainda o lançamento de fogo de artifício todos os dias. No final, dia 15, festeja-se Nossa Senhora dos Navegantes numa procissão pelas ruas da vila de Cascais e depois de barco até meio da Baía onde se dá a Benção do mar e da vila. Esta festa é também realizada na Costa da Caparica.
Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias.

Um novo ano... é já a seguir!

Estamos já a ultimar os preparativos para a abertura de mais um ano cheio de aventuras e novas amizades no 1100!
Fica atento... brevemente teremos mais informações sobre a data e o programa.
Para já marca na tua agenda o fim-de-semana de 17 e 18 de Outubro para a grande actividade do JOTA/JOTI, onde poderás contactar com escuteiros de outros agrupamentos, falar com aquele escuteiros que conheceste no último Jamboree em Inglaterra ou saber das novidades dos escuteiros da Islândia!

16 de setembro de 2009

Por S. Tiago... Allahu Akbar...



Ainda se lembram de andarem vestidos de mercadores, escravos árabes ou cavaleiros, e passearem pela margem do Trancão?
Pois este ano está de volta a Feira Medieval de Sacavém, já na sua terceira edição, e iremos lá estar novamente!
Os Marinheiros e Companheiros que estiverem interessados em viver na pele dos homens e mulheres daquele tempo só têm que contactar o Chefe Fernando Lima e dar o nome... mas rápido porque apenas são necessários 10 elementos!

4 de setembro de 2009

Já temos indicativo para o JOTA!

Já foi publicada na página do CNE os indicativos para as estações que irão participar no 52º JOTA.
Ao Agrupamento 1100 foi atribuído o Inidicativo de Chamada Ocasional (ICO) CR5APN (que se soletra Charlie-Romeo-Five-Alpha-Papa-November), conforme que pode ver na listagem oficial aqui apresentada. Os novos prefixos das estações (CR) devem-se à entrada em vigor, a 1 de Junho, do novo Regulamento de Amador.


Também para o JOTI foi atribuído o nick CNE1100 para o agrupamento.
Entretanto, os preparativos no agrupamento para esta actividade internacional continuam de 'vento em popa' e esperamos contar com a participação de todos.