18 de abril de 2008

Actividade Regional do S. Jorge adiada devido ao mau tempo

Devido às condições adversas que se têm verificado nos últimos dias na região de Lisboa, o local previsto para a realização da actividade regional do S. Jorge, nomeadamente o local de acampamento e da Celebração Eucarística, não reúne as condições necessárias para a realização da mesma.
Assim, a Junta Regional de Lisboa, através de um comunicado (em anexo) decidiu cancelar esta data, ficando desde já adiada para uma data a confirmar.

COMUNICADO DA JUNTA REGIONAL DE LISBOA DO CNE

Estimados amigos,

A chuva que nos últimos dias tem afectado a zona de Lisboa alterou profundamente as condições físicas dos locais de grande parte das actividades do São Jorge, nomeadamente as áreas de acampamento. Lembramos que se esperavam mais de 3.500 escuteiros para acampar...
Porque, segundo as autoridades de protecção civil, não é previsível que as condições meteorológicas se alterem substancialmente nos próximos dias, após ponderada reflexão, a Junta Regional decidiu anular todas as actividades previstas para o São Jorge, neste fim de semana, adiando-o para outra data a divulgar brevemente.
Pedimos
a todos os Dirigentes que expliquem convenientemente aos seus Escuteiros as razões desta decisão, e às suas famílias. Apresentamos as nossas desculpas por todos os incómodos que esta decisão possa trazer aos Agrupamentos e seus Escuteiros mas de facto não estão reunidas as condições mínimas para a realização do São Jorge nesta data.
Agradecemos que repliquem o máximo possível esta informação.
Obrigado.

Sempre Alerta para Servir

Pela Junta Regional de Lisboa

José Carlos Oliveira
Chefe Regional

14 de abril de 2008

Então parece que sou o lobito mais antigo...

Era desta forma que o nosso Baleia (Manuel Melo) iniciava o seu testemunho na Vigília das Promessas! São estes 'pequenos tesouros' que faço questão de guardar como as 'minhas medalhas e condecorações' do CNE.
Tomei a liberdade de o reproduzir aqui...
Obrigado Baleia!

"Então parece que sou o lobito mais antigo em permanência no agrupamento 1100... Bom posso dizer-vos que é uma sensação fantástica e inexplicável. Confesso que não foi fácil iniciar o meu testemunho. Como tal fui escrevendo um pouco todas as noites e no final adaptei a um... diário.

Dia 7 de Abril, segunda-feira
Começo a meditar de que modo irei transmitir, na velada de armas, o meu testemunho aos lobitos e aos novos lobitos sem ser de forma enfadonha e chata. O que lhes direi? Que adorei o meu primeiro acampamento? Não, de forma alguma. Que estava ansioso por ter escuteiros todos os fins-de-semana? Nem por isso. De início não estava a ser entusiasmante para mim. As coisas ainda iriam piorar. Possivelmente o dia mais infeliz dos escuteiros foi o dia em que me rotulei de 'o baleia'. Hoje posso dizer que gosto muito da minha alcunha porque para qualquer acampamento que vá é só miúdas a meterem-se comigo. Isto não é para irem todos amanhã mudar o vosso totem para baleia, ok?

Dia 8, terça-feira
Ontem à noite recordei as actividades e acampamentos que fiz na I secção. Adormeci. Adormeci não porque me aborreci mas porque comecei a lembrar-me do meu primeiro acampamento. Foi em Peniche, durante um fim-de-semana. Recordo-me de chegar a noite e estarmos sentados em círculo a brincar quando discretamente comecei a chorar. Apenas a Renata se apercebeu. De imediato lhe disse que se tratava de uma comichão derivada de um problema de visão, a qual ela acreditou. Era mentira. Chorava com saudades da mãe, do pai, dos gatos, da minha cama, da minha playstation, da televisão, do computador, enfim, de tudo aquilo que rodeia um jovem de 9 anos. Qual é o lobito que sente ou já sentiu uma comichão derivada de um problema de visão? Quase todos!

Dia 11, sexta-feira
Quarta-feira acabei por não escrever porque tive nos escuteiros a preparar a velada de armas e as promessas. De início não é fácil. Saímos de casa, não sabemos para onde vamos, com quem vamos, o que nos espera ou o que lá vamos fazer. É na Alcateia que se estabelecem os primeiros contactos, as primeiras amizades. Estas amizades são muito importantes. Hoje mantenho um grande relacionamento com muitos que conheci não quando era lobito mas há alguns anos, como o Tiago, a Lena, o Manuel e a Rita.

Dia 12, sábado
Chegou finalmente sábado, a noite de velada de armas. Não poderia terminar o meu testemunho sem destacar os nossos amigos mais velhos... Refiro-me claro aos chefes. São os chefes que nos ajudam em momentos determinantes. Os chefes tornam-se também elementos cruciais. Os que acompanharam a minha caminhada foram: o Quimpé, Brito, Jorge, Baptista Não posso ainda incluir o Joyce porque só faz a promessa amanhã..."

Arriiiiiiiba...

E que grande festa tivemos neste fim-de-semana, com as Promessas e Investiduras do Agrupamento 1100!

Durante a tarde de sábado a azáfama era enorme para ter tudo pronto para mais logo, com a celebração da Vigília das Promessas, ou como os mais velhos ainda chamam, a Velada d'Armas!
Tendo como tema de fundo o lema regional "Projecta as tuas pegadas no horizonte", os elementos mais velhos deram testemunho da sua própria caminhada junto dos aspirantes e noviços que se preparavam para uma nova etapa da sua vida de escuteiro.
Cada secção teve um momento de nostalgia com fotografias de actividades dos primeiros elementos, com testemunhos pessoais dados pelo Manuel Melo, pela Alcateia, pelo Rui Buzaco, em nome da Flotilha, pela Sílvia Correia, representando a Frota, e pelo Pedro Brito, como o mais antigo Dirigente do 1100. Depois foi a vez dos aspirantes e noviços fazerem a sua intervenção que culminou com a colocação das pegadas desde a entrada da igreja até ao altar, simbolizando o caminho para o compromisso do dia seguinte.
E porque este caminho não é o final mas antes o início de uma nova caminhada, essas mesmas pegadas serviram de mote para a passagem para o dia seguinte, o das Promessas e Investiduras...

"As tuas pegadas estão marcadas, olha para trás, mas não pares e vai em frente, porque há quem precise delas para te seguir."

As Promessas e Investiduras foram marcadas logo no início com a investidura do Pedro Joyce, o nosso querido 'Patron', o primeiro antigo Moço a ser investido Dirigente no 1100. Foram momentos de grande alegria e algumas lágrimas à mistura logo no começo.

Depois seguiram-se as Promessas dos nossos Lobitos, desta vez em grande número (17) que quase não cabiam frente ao altar! Todos alinhados e sempre a sorrir, prometeram cumprir a Lei da Selva sempre da melhor vontade!

Os Moços assumiram o compromisso de cumrpir a Lei do Escuta, realizando as suas actividades sempre com verdadeiro espírito escutista e em segurança. Ficamos a aguardar que no final deste ano escutista possamos festejas ainda as Promessas e Investiduras dos outros elementos da Flotilha!

A Frota também esteve de parabéns com novos Marinheiros cheios de vontade e alegria!

Depois de um almoço partilhado foi tempo de apresentar o que andava há muito a ser preparado por alguns 'patrons' e simpatizantes desta 'causa' - o Patron Joyce!

Com a projecção de fotografias onde já se via a tendência para o meio náutico e musical do Joyce, e testemunhos dos pais, antigos escuteiros e actuais companheiros do agrupamento, incluíndo o da 'fofinha', lá conseguimos por o Patron a chorar (juntamente com 50% do efectivo do Agrupamento), num momento de verdadeira amizade e companheirismo! E ainda dizem que um Patron não chora!
Parabéns a todos os elementos que fizeram a sua Promessa e Investidura e para todos os azuis do 1100 por este dia fantástico!

Pedro Brito

p.s. - É para mim um enorme orgulho e uma honra ser parte desta grande família que são os azuis do 1100. Continuem a caminhar, porque há quem precise das vossas pegadas para fazer caminho...