24 de outubro de 2007

Unidos à volta de um ideal...

Foi com este espírito que os azuis do 1100 deram início a um novo ano de actividades no passado dia 20 de Outubro, e nem as actividades náuticas faltaram para o arranque em grande do novo ano escutista 2007/08 do Agrupamento 1100 do Parque das Nações.

Depois do hastear das bandeiras com todo o efectivo formado, foi tempo de partir para o jogo que levaria os Aspirantes a descobrir a sua nova 'família' e os Noviços a realizarem a sua passagem de secção.

Com a escalada do pontão nas margens do Tejo, simbolizou-se a passagem de quatro Lobitos e de três Moços para as secções seguintes, obrigando a alguma perícia na utilização da escada quebra-costas e da cadeirinha de embarque. Nem o nosso CA e o Assistente de Agrupamento ficaram livres da tal façanha.



A equipa que organizou o jogo está de parabéns e um grande BRAVO para os 'artístas' que desenharam e pintaram as peças do puzzle que formaram o painel final que representava a uniãos das quatro secções à volta de Baden-Powell.

Venham os projectos de novas Caçadas, Expedições, Cruzeiros e Campanhas...

Boa Pesca!

17 de outubro de 2007

Novo Ano Escutista 2007/08

Estamos já na recta final para o início de mais um ano escutista...
Com um primeiro arranque ainda para 'aquecer os motores' no passado dia 13 de Outubro, os azuis do Parque das Nações aproveitaram para contar as novidades das férias, o início do novo ano escolar e pôr a conversa em dia.

A abertura oficial do novo ano será já no próximo dia 20 com um programa de actividades preparado por uma equipa constituída especialmente para a festa de abertura. Está tudo ainda no 'segredo dos Deuses', mas parece que promete!

E o novo ano vai trazer algumas novidades! Para já convém não esquecer que ainda comemoramos os 10 anos do Agrupamento 1100 e já está previsto um jantar onde se pretende juntar antigos escuteiros e amigos do agrupamento numa grande festa de encerramento das comemorações.

E não te esqueças... trás o teu uniforme impecável, afinal não é todos os dias que se faz 10 anos!

Boa Pesca!

100 assinaturas...

Cada participante recebeu no início do dia 1 de Agosto de 2007 um lenço para usar durante a cerimónia do Sunrise Day. Nessa altura ainda não sabiamos o que nos esperava!

O momento ficará gravado na memória de cada um de nós e nos lenços cheios de assinaturas de escuteiros que não conhecemos e provavelmente não voltaremos a encontrar. Mas nem a barreira da língua nos impediu de recolher 100 assinaturas, mas possivelmente muitas mais (acabei por perder a conta), bastava para tal estender o lenço ao que estava mais próximo. O gesto repetiu-se vezes sem conta… ingleses, brasileiros, chineses, indianos, peruanos, angolanos, japoneses, espanhóis, belgas, libaneses, e claro, portugueses!

Foi um dia memorável, com representações do primeiro acampamento na ilha de Brownsea, onde Baden-Powell lançou a semente do Escutismo, com a ligação em directo à ilha para a renovação da Promessa de Escuteiro em simultâneo com o resto do Mundo, com a presença do neto do fundador, o actual Lord Baden-Powell, que se dirigiu a todos os participantes agradecendo em nome do seu avô pelo crescimento deste movimento. Nunca a expressão “sentido de corpo” teve tanto significado como naquele dia em que se viveu verdadeiramente a fraternidade mundial do Escutismo tão sonhada por Baden-Powell.

Um Mundo, uma Promessa

Foi com este tema que cerca de 40 mil escuteiros dos 158 países representados no 21º Jamboree Mundial celebraram o centenário do Escutismo. Os nossos azuis rumaram no dia 27 de Julho para Hylands Park, Chelmsford, em Inglaterra, para participar naquela que foi a maior festa escutista de todos os tempos.

Durante onze dias de actividades as palavras mais repetidas quando os escuteiros se saudavam eram Jambo e Hello, derivadas do hino do Jamboree. É impossível descrever o sentimento de quem passou pela experiência de viver numa cidade internacional construída com tendas, cheia de alegria e muita energia! Apenas se pode tentar contar um pequeno relato que fica sempre a dever (e muito) ao verdadeiro espírito Jambo!

Tudo teve início um ano antes com o desafio lançado aos jovens escuteiros do Agrupamento 1100 do Parque das Nações que teriam entre 14 e 17 anos à data do Jamboree. Desde esse dia até ao momento da partida para Inglaterra a expectativa foi sempre crescendo e só terminou com o regresso a casa, carregando uma mochila repleta de histórias, de recordações e novos amigos de outros países.

O nosso Contingente de Agrupamento viajou separado por questões de logística da organização nacional. E logo nesse dia houve experiências diferentes! Enquanto uma equipa teve uma viagem calma e sem percalços, a outra equipa acabou por chegar a campo já a noite ia avançada. Mas o espírito estava bem alto e nem a fome nem o sono dos nossos azuis os fez recuar! O primeiro dia era o da chegada, da montagem de campo e dos primeiros contactos com aquela cidade de pano. Para os tardios o sono chegou rápido e a noite pareceu demasiado curta.

O segundo dia amanheceu cinzento e prometia chuva. Mas nada iria reduzir a grandiosidade da festa que se preparava para a Abertura Oficial do 21º Jamboree Mundial, que contou com a presença do jovem Príncipe William, o qual passou algum tempo com os participantes. Depois da apresentação dos países que constituem o Reino Unido e que acolhiam o evento, foi tempo da entrada da bandeira da organização Mundial de Escutismo e das bandeiras dos 158 países presentes, ou seja, a totalidade dos países que estão reconhecidos pelo Movimento Mundial do Escutismo!

E porque o dia foi de grande festa, à noite houve um concerto de música para todos os participantes e nem a chuva intensa que se fez sentir praticamente durante todo o tempo foi capaz de os fazer desistir!

A partir do terceiro dia começavam as actividades, quer no campo quer fora deste! Desde a descoberta dos quatro elementos da Terra e como utilizar estes recursos numa perspectiva ambiental e responsável, até à simples construção de uma anilha para o lenço, passando por acções de serviço comunitário ou experimentando a pura adrenalina na escalada ou na espeleologia, todos tiveram oportunidade de participar e escolher o que mais os cativava. Houve também tempo para descobrir outros povos, outras religiões, aprender a escrever o nome em hebraico ou em árabe, saborear receitas dos mais longínquos cantos do mundo, e fazer amigos… muitos amigos!

O momento mais esperado por todos era o dia 1 de Agosto, o Sunrise Day ou Nascer do Sol, onde todos os escuteiros dos Mundo foram convidados a renovar a sua Promessa de Escuteiro. E quando me refiro a todos não falo apenas dos 40 mil presentes em campo, mas todos, em todo o Mundo, em simultâneo! Não se consegue descrever o momento, apenas se vive cada segundo com se fosse o último! Repete-se cada palavra da fórmula da Promessa, com o coração aos saltos, como se da primeira vez se tratasse, e ao olharmos à nossa volta apenas vemos uma imensidão de irmãos que partilham do mesmo sentimento!

Segui-se uma celebração eucarística em inglês, com a presença do Bispo católico de Westminster. A festa continuou pelos sub-campos ao longo do dia, onde cada tropa podia apresentar o seu país, a sua gastronomia, a sua cultura, e terminou, novamente, em jeito de concerto de rock, com muita luz, som e animação.O dia 2 de Agosto foi dedicado à comunidade lusófona, o Dia da Lusofonia, um momento que surgiu em 1995 no Jamboree da Holanda, e que se tem repetido desde então. Tivemos uma celebração eucarística em português para toda a comunidade lusófona presente no Jamboree. Seguiu-se um momento onde cada nação lusófona apresentou um número tradicional, o que proporcionou o intercâmbio de culturas e muita diversão.

Durante o decorrer do Jamboree tivemos três actividades exteriores, o Splash, o Starburst e o Gilwell Adventure Park. No Splash, uma actividade essencialmente aquática estivemos em ‘casa’. Desde a prática de canoagem, à vela ou à construção de jangadas, foi tempo de mostrar quem sabe estar na água!

Em Gilwell Park tivemos oportunidade de conhecer o mais famoso (e que todo o Escuteiro deve conhecer) parque escutista do Mundo! Era o local de sonho para qualquer Escuteiro... cheio de técnicas escutistas, imensas ideias para novas actividades e jogos, desafios à altura e em altura! Desde o famoso pão de rosca, enrolado num pau e cozinhado à fogueira, à pista de obstáculos, no final do dia o corpo já pedia descanso e o regresso em autocarro foi aproveitado a dormir!

E porque todos somos chamados a servir, tivemos a nossa oportunidade de fazer uma Boa Acção para a comunidade local, com a limpeza de mato e corte de árvores num parque público perto da cidade de Cambridge.

O final do Jamboree ficou marcado com a entrega da bandeira da Organização Mundial de Escutismo ao país que irá organizar o próximo Jamboree Mundial em 2011, a Suécia! O encerramento terminou com um espectáculo de fogo de artifício e um concerto de música.

Restava agora desmontar tudo, arrumar a mochila e regressar a casa. Para trás ficou uma experiência inesquecível que nunca mais se repetirá. Ficaram amizades com escuteiros de outros países, trocas de e-mails e promessas de um dia visitar este ou aquele país e o convite de virem a Portugal. Mas ficou sem dúvida a certeza de que existe apenas um Mundo e uma Promessa!