31 de janeiro de 2007

Escuteiros, o que somos?

Este é um dos videos divulgados pelo Bureau Mundial do Escutimos no seu site oficial. Afinal o que é isto de sermos escuteiros, o que é o Escutismo? Está aqui tudo, os valores, a missão...

Parabéns pelo Centenário... Obrigado Baden-Powell!

CIP


O CIP - Curso de Iniciação Pedagógica, é a formação que todos os que se propõem a ser dirigentes do CNE têm de frequentar. São três fins-de-semana em sala e um último de acampamento. Para nós, escuteiros marítimos, há mais dois fins-de-semana de formação, o CDEM que se irão realizar em Março e Abril.

A primeira sessão realizou-se em Novembro, dando início ao 6º CIP do Núcleo Moinhos de Vento. Neste CIP o agrupamento está representado com 5 elementos: eu, Joyce, João Gil, Nuno Fernandes e Bruno Rodrigues, os nossos seminaristas.

Somos cerca de 25 jovens adultos a fazer este curso, entre os quais vários Caminheiros/Companheiros em insígnia de ligação, alguns que agora aderem ao movimento, outros como eu, que ao fim de alguns anos fora do activo respondemos a uma saudade que nos persegue e decidimos voltar.

Estamos divididos em 2 patrulhas e 2 tripulações. O nosso agrupamento tem elementos em todas elas, sendo o João Gil o Timoneiro da Tripulação Cavalo Marinho, da qual também o Nuno faz parte, eu Sota-timoneiro da Tripulação Guarda-Rios, o Joyce faz parte da Patrulha Pinguim e o Bruno da Patrulha Hipopótamo.

As áreas abordadas nestas sessões são várias, desde a formação, organização e estrutura do CNE, de módulos referentes à segurança e saúde , módulos de pedagogia, de animação da fé, de actividades escutistas. etc., tentando focar e dar ênfase para os 5 pólos educativos, de forma a que nós, futuros dirigentes, estejamos sensíveis e preocupados a participar na educação dos nossos jovens.

É certo que muito do que foi abordado fica muito áquem das espectativas por nós tidas antes do início do CIP, a meu ver, e como opinião pessoal, penso que será pela falta de experiência escutista dos formadores, da falta de originalidade, o que se reflecte num desinteresse, acabando o CIP por se tornar algo que se tem de fazer, marcando presença para podermos ser investidos.

Deveríamos nós reflectir, isto mais uma vez uma opinião pessoal apenas, naquilo que o Escutismo exige de nós, o que é o Escutismo para nós e se estamos de facto a trabalhar e a evoluir segundo as directrizes que BP nos deixou.

Achigã

31 de Janeiro de 2007

29 de janeiro de 2007

Novo blog para os Jamboreeanos do 1100

Depois do blog "Velas do Centenário" ter sido extinto devido ao cancelamento do projecto do Creoula, houve necessidade de criar um espaço dedicado ao Contingente do 1100 ao Jamboree Mundial do Centenário.

Assim, e a pedido de muitas família (fica sempre bem), eis que surge o blog "Impisa", que para os mais distraídos era o nome que os Matabeles chamavam a Baden-Powell, e que significa "o lobo que não dorme".

Este será um espaço de encontro virtual com informações sobre o 21º Jamboree Mundial de Escutismo, que irá realizar-se de 27 de Julho a 8 de Agosto de 2007, em Hylands Park, na Inglaterra. É importante estares atento e visitares o blog regularmente para te manteres informado sobre as notícias e informações que vão sendo divulgadas, quer pela Organização do WSJ, quer pelas Chefias dos diversos contingentes (Nacional, Regional ou de Agrupamento).

Para tal basta ir ao site http://wsjimpisa.blogspot.com...

Boa Pesca

Pedro Brito
Chefe do Contingente do Agrupamento 1100

25 de janeiro de 2007

O canhão Zam Zammah

Se já leste a história do Kim decerto que já conheces o canhão de Zam Zammah. Se ainda não tiveste tempo para ler esta maravilhosa novela de Rudyard Kipling, aqui fica mais uma dica para o imaginário do 3º ACAGRUP.

É junto do canhão de Zam Zammah que começa a história de Kim. Este canhão encontra-se frente ao Museu de Lahore, no Paquistão. Naquele tempo, a cidade de Lahore ainda fazia parte da então Jóia da Coroa Britânica, a India. Kipling descreve esta "grande peça de bronze verde" como o "dragão que cospe fogo" assente na sua plataforma de tijolo, frente ao antigo Ajaib-Gher - a Casa das Maravilhas, como lhe chamam os habitantes de Lahore.

Será que vamos ter o nosso Zam Zammah em campo? E quem irá conquistar este canhão? Não deixes de procurar saber mais sobre esta peça histórica e sobre o próprio Kim.

Mensagem de Baden-Powell aos Guias

Por vezes os Guias, Timoneiros, Mestres e Arrais não sabem como devem desempenhar as suas funções. Por vezes procuramos grandes teorias e respostas demasiado elaboradas. Por vezes a resposta é tão simples como aquela que o nosso fundador nos deixou...

MENSAGEM DE BADEN-POWELL AOS GUIAS

Quero que vós Guias de patrulha/equipa, instruais as vossas patrulhas/equipas inteiramente por vossa iniciativa, porque vos é possível conquistar cada um dos rapazes da Equipa e fazer dele um Homem Bom.
De nada serve terdes um ou dois rapazes excelentes, se o resto não prestar para nada. Deveis procurar torná-los a todos razoavelmente bons. O meio mais eficaz para o conseguir é o vosso próprio exemplo, porque o que vós mesmos fizerdes, os vossos Escuteiros farão também.
Mostrai-lhes que sabeis cumprir ordens, quer vos sejam dadas verbalmente, quer sejam impressas ou escritas, e que as executais, quer o vosso Chefe esteja presente ou não.
Mostrai-lhes que podeis alcançar insígnias de competência, e os vossos rapazes irão atrás sem precisardes de os convencer. Mas lembrai-vos de que os haveis de guiar e não empurrar.

Baden-Powell

18 de janeiro de 2007

Velas do Centenário

Para aqueles que ainda tiveram conhecimento do blog "Velas do Centenário" fica aqui a informação que o mesmo foi cancelado uma vez que o Projecto do Creoula não se irá realizar! Esperemos que haja maior vontade política numa próxima oportunidade.

Boa Pesca!

Notícias das actividades de Natal

Pois é meu caros amigos, sem a vossa colaboração não é possível dar a conhecer as vossas aventuras durante as actividades que realizaram nas férias de Natal!
Vamos lá contribuir com os vossos relatos e fotografias da Expedição, do Cruzeiro e da Campanha...
Ficamos a aguardar!

Boa Pesca.